Algumas vezes me fazem as seguintes perguntas: "Qual a diferença entre tarot e baralho cigano?" ou "Qual deles é melhor?". O que direi abaixo tem o propósito de auxiliar a quem busca se consultar com estes oráculos ou a quem deseja aprender a usá-los.
Ao refletirmos sobre a primeira pergunta, precisamos modificá-la para encontrar a melhor resposta. Ficaria mais apropriado assim: "Qual a semelhança entre tarot e baralho cigano?". São oráculos diferentes, estruturas diferentes e estudos diferentes. Portanto, não é o mais adequado encontrar a diferença entre instrumentos que já são diferentes. É de maior utilidade identificarmos a semelhança e ela consiste no fato de que ambos nos oferecem orientação, aconselhamento, esclarecimento de dúvidas e direcionamento de vida.
Quanto à segunda pergunta, não há o melhor entre eles, pois tanto um quanto outro poderá funcionar muito bem nas mãos de uma pessoa que seja bem preparada para o uso. É algo que depende mais da afinidade individual pelas imagens e simbologia de cada baralho, ou seja, depende do que mais atrai a cada um. É natural ainda que uma pessoa tenha maior facilidade para interpretar um deles em relação ao outro, exatamente pela forma como irá se afinizar mais a um tipo de estrutura.
Quem deseja se consultar e costuma ficar em dúvida sobre qual poderá oferecer melhores respostas, vale dizer que depende mais de quem interpreta o oráculo, seja ele qual for, do que do tipo de baralho utilizado. No caso de quem deseja aprender, vale perceber qual deles desperta o maior interesse e nada impede o aprendizado dos dois oráculos. Porém, para começar, identifique qual deles te convida a dar os seus primeiros passos. Isso é algo pessoal e você pode seguir o seu gosto!
Quer acompanhar mais sobre este assunto? Clique e confira o vídeo no YouTube: O que muda entre tarot e baralho cigano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário